I Jornada de Imaginação Ativa

  • 05 Horas de duração
  • 2 Aulas
  • 1 Módulos
Parcele em 5x R$ 108,55 (ou R$ 500,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Minha missão neste tempo da vida é transmitir o conhecimento para todos aqueles que querem, de fato, um caminho para o autoconhecimento. Bem-vindos!
Sonia Lyra

A Imaginação é a mais alta faculdade do conhecimento uma vez que cria os elementos para toda atividade relevante da alma. A Imaginação Ativa proporciona uma interação entre a consciência e o inconsciente, permitindo traduzir em imagens, afetos e pensamentos, bem como compreender as fantasias que se agitam no interior do homem. Quando praticada adequadamente, revela a representação do conflito e promove a transformação do sintoma e/ou a compreensão do seu sentido. No Brasil, a analista Sonia Lyra é pioneira nos estudos e utilização da técnica de Imaginação Ativa. Sua primeira pesquisa entre portadores de Bruxismo foi apresentada na Alemanha/Berlim em 2013. Desse modo, o foco principal para o uso da técnica atualmente pela doutora é a transformação do sintoma. Seus artigos compõem duas obras literárias (Imaginação Ativa e Criativa; Imaginação Ativa: matéria-prima da cura e quintessência da arte) que, juntamente com outras publicações descrevem uma trajetória histórica em construção.

A autoexperimentação de Carl Gustav Jung introduziu uma mudança em seu trabalho analítico. As imagens interiores que acessou em seu inconsciente, constituíram, segundo ele, o mais importante momento de sua vida. Jung relata que toda a sua atividade ulterior consistiu em elaborar o que jorrava de seu inconsciente, e que isso se tornou matéria para a obra de uma vida inteira. No Livro Vermelho, denominado Líber Novus, tarefa que lhe custou 16 anos de elaboração e escrita de suas Imaginações Ativas, Jung propõe que as imagens que surgem na Imaginação Ativa são apenas uma forma de objetivar os conteúdos do inconsciente. Para ele, o inconsciente continha a sabedoria e a experiência de incontáveis eras e, por isso, constituía um guia incomparável. A tentativa de alcançar essa sabedoria armazenada no inconsciente, é descrita ao longo de todo o livro, no qual Jung pede a sua alma que lhe diga o que ela vê e os
sentidos de suas fantasias.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Público em geral e pessoas interessadas em auto-conhecimento.

Sonia Lyra
"Minha missão neste tempo da vida é transmitir o conhecimento para todos aqueles que querem, de fato, um caminho para o autoconhecimento. Bem-vindos!"


Pós-doutora e Mestre em Filosofia; Doutora em Ciências da Religião; Psicóloga e Analista Junguiana membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology); Autora de vários livros; Presidente do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica.


Conteúdo Programático

I Jornada de Imaginação Ativa - Parte 1
  • 1. Aula 1 - I Jornada de Imaginação Ativa
  • 2. Aula 2 - I Jornada de Imaginação Ativa

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo