Imaginação Ativa e a busca da flor de ouro (Português)

Baseado em 4 avaliações
  • 103 Alunos matriculados
  • 28 Minutos de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Gostei muito! Faço análise junguiana na minha cidade há 17 meses. Tenho feito várias imaginações ativas no consultório. De alguns poucos meses para cá, tenho tido imaginações ativas espontâneas em casa, quando me ponho a meditar. Todo este processo tem me ajudado bastante na minha caminhada, na minha busca interna que reflete em questões "externas", também. Por tudo isso, a aula foi bastante esclarecedora para mim. Obrigada! Mª Iara P. Machado"
Maria Iara Pereira Machado
mais avaliações

A flor simboliza a quintessência das vias budista e taoista a serem trilhadas em busca do despertar de certo potencial secreto, enquanto que o ouro representa a luz. Embora a finalidade dos exercícios propostos por ambas as vias seja não utilizar imagens ou ideias, indo direto à raiz da consciência, ou seja, ao nível mais alto da prática proposta pela técnica da Imaginação Ativa, entende-se que essa busca deva se iniciar ao modo de estágios básicos de assimilação da sombra à luz.

A abertura da flor de ouro da luz mental é usada somente para aludir a um efeito que na realidade não se pode expressar. Todo o processo consiste em volver a luz para o interior, utilizando-se o método da inversão, para encontrar a água da vitalidade, o fogo do espírito e a terra da atenção.

Se a consciência não for detida, sua substância escura, a anima inferior, não pode ser transformada. Quando transformada, por uma espécie de re-ligação, toda obscuridade transformar-se-á em luz. Após as transformações mais grosseiras e imediatas, vão surgindo naturalmente novas e mais sutis dimensões que começam a se distanciar da linguagem corriqueira e traduzir-se cada vez mais em experiências que escapam a esta linguagem mas que, nem por isso deixam de acontecer de forma mais sutil e elevada, chegando a emergir ao modo do terceiro e último nível da Imaginação Ativa, ou seja, a captação da sua dimensão espiritual: o desabrochar da Flor de Ouro! O seu segredo? A busca! Sua presença? Uma torrente infinita de intuições, criatividade e inspirações.

4 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 4 anos após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Sonia Lyra
"Minha missão neste tempo da vida é transmitir o conhecimento para todos aqueles que querem, de fato, um caminho para o autoconhecimento. Bem vindos!!"


Doutora em Ciências da Religião - PUCSP; Mestre Filosofia; Analista Junguiana membro da AJB, IAAP; Psicóloga; Professora; Escritora; Fotógrafa; Pós Doutoranda.


Conteúdo Programático

Imaginação Ativa e a busca da flor de ouro (Português)
  • 1. Imaginação Ativa e a busca da flor de ouro (Português)

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo